Tiro Esportivo e Armas de Pressão

Existem diversas modalidades de esportes de tiro (tiro esportivo), que pode variar entre armas de pressão e armas de fogo, sendo armas curtas, como pistolas e revólveres e armas longas, como rifles, carabinas, escopetas, metralhadoras, shotguns e outras.

O tiro esportivo possui algumas variações e categorias, como as modalidades IPSC, que é o Tiro Prático (International Practical Shooting Confederation), tiro defensivo, que visa o treinamento [também] como defesa pessoal e tiro rápido de precisão, que pode ser praticado com armas de fogo ou arma de pressão, ao qual fazem parte da modalidade de tiro olímpico.

Lembrando que qualquer atividade envolvendo armas de fogo, seja ela esportiva ou para defesa, requerem o registro no Exército (CR - Certificado de Registro) e/ou na Polícia Federal, além dos procedimentos legais para aquisição de armas de fogo, como idade mínima de 25 anos, inscrição e frequência em clube de tiro, exame psicológico e técnico, armazenagem, seguro, etc.

Armas de Pressão: Airsoft, Airgun e Paintball

Quando falamos de armas (pistola, revólver, rifle, espingarda, etc), dividimos em dois grupos, Armas de Fogo e Armas de Pressão (ou armas de ar comprimido). Dentro do grupo de Armas de Pressão podemos encontrar três categorias, sendo elas:

Airsoft
Airgun
Paintball

Airsoft

Armas de Airsoft são armas de pressão que disparam esferas de plástico 6mm (BBs de Airsoft). As armas de airsoft são utilizadas em jogos e simulações de conflitos policiais e missões de forças armadas. São divididas em armas longas (rifles, shotgun, espingarda, metralhadora, submetralhadora, etc) e armas curtas (pistola e revólver), podendo ter propulsão por mola (spring), motor elétrico (AEG e AEP) e gás ou CO2 (GBB).

As armas de airsoft são réplicas das armas de fogo e seus jogos costumam ser mais estratégicos e reais, incluindo todo o aparato, chamado de Loadout de Airsoft, com coletes, coturnos, uniformes, capacetes e camuflagem airsoft.

Airsoft

Ver Produtos

Airgun ou Arma de Chumbinho

Airgun são as tradicionais armas de pressão, aquelas que disparam chumbinhos (arma de chumbinho) utilizadas exclusivamente para tiro esportivo, ao qual nunca devem ser utilizadas em jogo de airsoft ou disparadas contra pessoas e animais, já que podem causar danos. Existem diversas variações, como calibre, propulsão e modelo, que variam entre carabinas de ar comprimido ou pistão de gás ram ou nitro, nos calibres 4,5mm (.177), 5mm, 5,5mm (.22) e 6mm; Carabinas PCP, nos calibres 4,5mm (.177) e 5,5mm (.22); Carabina de Co2, nos calibres 4,5mm (.177) e 5,5mm (.22); Pistola de Ar, Pistola de Mola e Pistola PCP também nos calibres 4,5mm e 5,5mm; Pistola de CO2 e Revólver de CO2, nos calibres 4,5mm.

Os chumbinhos utilizados para arma de pressão podem ser os mais variados, que incluem os Diabolôs (Pellets) ou Esferas de Metal (Aço, Cobre, Chumbo).

Ver Produtos

Paintball

Provavelmente o paintball é a categoria mais famosa e menos discriminada no Brasil, com alta popularidade até o surgimento do Airsoft em 2005, as armas de paintball, também conhecida como marcadores de paintball, disparam esferas de tinta que marcam seus oponentes ao serem atingidos. Os marcadores de paintball podem ser dos mais variados tipos, com cores vivas e quase nunca são réplicas de armas de fogo, com exceção de alguns modelos e marcas que vem se aprimorando e adaptando, a fim de concorrer com o Airsoft.

Os calibres de armas de paintball variam entre .43 e .68 que disparam exclusivamente bolinhas de tinta.

Ver Produtos

Tiro Esportivo no Brasil

Os Esportes de Tiro como Airsoft, Paintball e Airgun, vem crescendo e se destacando muito no Brasil. Nas Olimpíadas de 2016 o Brasil ganhou sua primeira medalha olímpica de tiro com o atirador Felipe Wu, campeão Panamericano de tiro esportivo com arma de pressão

Legislação para o Tiro Esportivo

Apesar da rígida legislação para importação e comércio, em 2017 foi implementado a Portaria 56 do Exército Brasileiro que regulamenta atividades de produtos controlados (incluindo armas de pressão), que isenta o consumidor (Pessoa Física) de Registro no Exército, isso é, para aquisição de armas de pressão com calibre igual ou menor que 6mm, não é necessário autorização ou registro, apenas ser maior de 18 anos e enviar cópia do RG ou CNH ao lojista.

Mesmo com as grandes dificuldades aplicadas para a importação, comércio e divulgação de produtos de airsoft, paintball e airgun (armas de chumbinho) no Brasil, seu consumo e apreço tem crescido muito, deixando de lado o tabu e oferecendo alternativas para colecionadores de armas, que procuram modelos clássicos ou modernos sem precisar entrar na enorme burocracia de aquisição para armas de verdade.

Principais Marcas e Modelos

Nas categorias, airsoft e airgun, você encontra uma larga variedade de modelos de pistolas, espingardas e rifles, incluindo as marcas e modelos mais famosas:

Você ainda encontra os principais modelos fabricados por diversas marcas de armas de airsoft e airgun, como ASG, Tokyo Marui, Cyber Gun, KWC, A&K Airsoft, G&G, Umarex, Cyma, Gamo, Krytec, KWA, Classic Army, King Arms, Systema, WE, Ares, APS, Rap4, Tippmann, Empire, V-Force, BT, JT, Spyder, Gamo, Hatsan, Dye, Evanix, Crosman, Diana, Webley, CBC, RWS e muitas outras.

No Mercado Aventura você encontra com facilidade uma grande variedade de acessórios e produtos de tiro esportivo nas categorias de tiro esportivo, airsoft, airgun e paintball. Aproveite nossas ofertas!

As melhores marcas

Cyma
G&G Airsoft
Sig Sauer
Hatsan
Brasil Equipamentos
CBC
Umarex
Double Eagle
King Arms
Cybergun
WE Airsoft
Gamo
Glock
ActionX Airsoft
A&K Airsoft
Mundo do Militar

Copyright © 2014-2018 Mercado Aventura Serviços de Internet Ltda - CNPJ: 25.216.476/0001-95. Todos os direitos reservados.

| Fone: 11 3230-9929